Home Goiás 150 escolas recebem prêmio por alfabetização infantil

150 escolas recebem prêmio por alfabetização infantil

0
150 escolas recebem prêmio por alfabetização infantil

Unidades localizadas em 87 municípios recebem R$ 80 mil cada. Instituições de ensino têm o melhor desempenho no programa para alfabetização de crianças

O Governo de Goiás entregou o Prêmio Leia, que faz parte do Programa AlfaMais, nesta quinta-feira (03/08), para 150 escolas municipais que tiveram os melhores resultados em termos de alfabetização em 2022.

Os cheques, no valor de R$ 80 mil cada, foram simbolicamente entregues pelo governador Ronaldo Caiado, durante solenidade realizada em Anápolis. O recurso será repassado para as escolas em duas parcelas: 60% ainda este ano, e o restante em 2024. A iniciativa faz parte de um programa do Estado que apoia os municípios, responsáveis por lei pela educação infantil.

AlfaMais

“O AlfaMais traz a harmonia para que a gente possa montar um currículo, respeitando as peculiaridades regionais, fazendo com que haja um processo de alfabetização e, a partir daí, somando cada vez mais conhecimentos”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Ele explica que a criança é a maior penalizada quando se separa o ensino municipal do estadual. Por isso, o objetivo do governo é aglutinar e criar a continuidade entre a metodologia – além de todo o material didático – desde o primeiro até o último ano do ensino médio.

“Isso dá uma dinâmica diferente, os alunos passam a ter a condição de poderem disputar em iguais condições. O aluno goiano fica cada vez mais preparado para chegar no ensino superior, no ensino profissional e técnico profissionalizante”, observou Caiado.

Reconhecimento

O Prêmio Leia foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos municípios para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo, de forma que cheguem às escolas estaduais, no ensino fundamental, com bons índices de aprendizagem.

A escolha é feita com base nas notas de cada unidade no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego/Alfa) de 2022.

Para receber o valor integral da premiação, as instituições de ensino deverão cumprir os seguintes critérios: manter os resultados até o ano seguinte; adotar uma escola e fazer um plano de ação técnico-pedagógico e estratégico; e manter os resultados também da unidade escolhida.

“Todos os parceiros reunidos aqui fizeram o melhor que podiam pela alfabetização das crianças e estamos apenas no primeiro ano. Imaginem quando o prêmio tiver 10 anos”, projeta a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli.

Ela conta que a ideia nasceu em 2020, com uma proposta audaciosa de colocar em prática o Regime de Colaboração e Cooperação entre estados e municípios, previsto na Constituição Federal.

“O AlfaMais é uma iniciativa que não tem perspectiva política, e sim o compromisso com a alfabetização”, disse a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Mônica de Souza.

Seguindo o exemplo de Goiás, ela conta que o governo federal vai executar como política de estado o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. 

Transformação

Uma das premiadas foi a Escola Selecina Domingues de Freitas, de São João D’Aliança. A prefeita Débora Domingues recebeu o prêmio em nome da cidade e da unidade escolar.

“Vocês são a prova de que a gente transforma o mundo pela atitude, pela ação assertiva, precisa, determinada e humanizada”, disse a prefeita aos professores, que ela considera serem os protagonistas das ações transformadoras da educação.

“Todo benefício vai para a escola, com material pedagógico, melhorias na infraestrutura e modernidade, equipamentos, computadores”, explicou a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Eliane Simão, do município de Campinorte. Ela conta que na unidade cerca de 120 crianças do primeiro e segundo ano são atendidas dentro do Alfa Mais.

Alfabetização

O AlfaMais foi criado pelo Governo de Goiás em 2021, por meio da Lei 21.071, com o objetivo de reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas.

Ainda propõe assegurar a alfabetização na idade certa, até o 2º ano do ensino fundamental. O programa foi implementado em todos os 246 municípios e visa aproximar e estreitar a relação entre as redes públicas estadual e municipais.

Fonte: Portal Goiás