Morre Capitão Eunack, um dos pioneiros que fez história e deixa um legado na PMDF

Morre Capitão Eunack, um dos pioneiros que fez história e deixa um legado na PMDF

 


Nesta quarta-feira (23), morreu aos 86 anos de idade um dos pioneiros da Polícia Militar do Distrito Federal o Capitão Eunack. O policial reformado fez história na corporação, ele é integrante do primeiro efetivo da Polícia Militar no Distrito Federal, que veio do Rio de Janeiro para patrulhar a nova capital federal em 1966.

O oficial ingressou na Corporação em 9 de julho de 1958, pertencia ao 6º Batalhão de Polícia Militar da Guanabara (RJ) e foi transferido por meio do Decreto-Lei n 4.242, de 17 de julho de 1963, e apresentados na então Prefeitura de Brasília, conforme o Decreto-Lei nº 9, de 25 de junho de 1966.

O veterano fez parte dos três ônibus que trouxeram 80 militares, quando a Corporação foi instalada em Brasília, no ano de 1966. Ele estava dentre profissionais oriundos da polícia do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e outros remanejados de instituições de segurança pública, em virtude da reorganização do Distrito Federal no Planalto Central.

O capitão ficou conhecido por ser desenhista e entre seus legados, estão o brasão da PMDF e a Medalha Tiradentes. As habilidades de desenhista do capitão Eunack conquistaram o comando da época que o incumbiu de produzir o símbolo que se tornaria a marca oficial da Polícia Militar.

Durante sua trajetória profissional, o veterano foi condecorado com a Medalha Comemorativa ao Bicentenário da PMDF, em 8 de janeiro de 2010.

O policial estava internado no hospital do Gama, onde apresentou uma piora em seu quadro de saúde e faleceu. Ele deixa esposa, filhos e netos.

A Polícia Militar do Distrito Federal presta as condolências aos familiares e amigos do veterano Capitão QOPMA, pela irreparável perda. Nosso eterno respeito e agradecimento por tudo que este guerreiro fez, demonstrando o mais puro sentimento de patriotismo e civismo, prestando inestimáveis serviços à nossa capital federal com honradez, coragem, moral e integridade.

Informações sobre o velório e sepultamento serão publicadas posteriormente.

FONTE: PMDF

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.