19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUESDRCA resgata quatro cachorros abandonados em Samambaia

DRCA resgata quatro cachorros abandonados em Samambaia

Publicado em

Na última segunda-feira (2), a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA), realizou uma operação que resultou no resgate de quatro cães – dois adultos e dois filhotes – encontrados em estado de abandono em uma residência na QR 514, Samambaia. Os animais foram carinhosamente apelidados pela equipe como Claudinho, Bochecha, Bambam e Pedrita.

De acordo com as investigações, os cães estavam trancados na casa há pelo menos um mês e meio, sendo alimentados por vizinhos que lançavam comida por baixo do portão. A residência, completamente abandonada, estava repleta de fezes e sujeira, agravando ainda mais as condições de saúde dos animais.

Os cães adultos apresentavam sinais graves de desnutrição, febre, desidratação e infestação por pulgas e vermes. Um deles exibe sintomas neurológicos indicativos de cinomose, uma doença viral altamente debilitante. Os filhotes, encontrados escondidos dentro de uma caixa plástica no andar superior da casa, também estavam desidratados, com vermes, pulgas e carrapatos.

Após o resgate, todos os animais foram encaminhados ao Hospital Veterinário Público de Taguatinga (HVEP), onde passaram por exames clínicos e receberam os primeiros cuidados veterinários. A equipe médica confirmou o estado de saúde debilitado dos cães e iniciou o tratamento necessário.

O responsável pelo abandono, já identificado, será indiciado pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), cuja pena é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda de animais.

A Polícia Civil do Distrito Federal reafirma seu compromisso com a proteção dos animais e reforça que denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo 197, pelo WhatsApp (61) 98626-1197, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..





Source link

FONTE PCDF

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar