29.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUESPCDF deflagra operação e desarticula grupo criminoso especializado no tráfico de drogas...

PCDF deflagra operação e desarticula grupo criminoso especializado no tráfico de drogas em distribuidora de bebidas de Samambaia

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil do DF, por meio do trabalho investigativo da equipe da 26ª Delegacia de Polícia, com o apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE), da Seção de Operações com Cães (SOC) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA), deflagrou operação para cumprir oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo das Garantias da Vara de Entorpecentes.

 A ação visou desarticular um grupo criminoso, composto por cinco indivíduos, acusado de associação para o tráfico de drogas em diversas quadras da região administrativa de Samambaia/DF. Sete pessoas foram presas em flagrante e drogas, dinheiro, balança de precisão e apetrechos para embalar os entorpecentes.

De acordo com as investigações, o grupo era liderado por um homem, de 22 anos, proprietário de uma distribuidora de bebidas, local onde eram comercializadas drogas, principalmente cocaína, a usuários.

As apurações confirmaram que o líder do grupo é irmão de um membro de uma facção criminosa, atualmente foragido e apontado como principal suspeito de ser o mandante do homicídio de um adolescente, ocorrido no início deste ano, também em Samambaia. “Após a fuga do irmão, o líder assumiu o controle do tráfico na região e passou a utilizar a distribuidora de bebidas como ponto de venda de drogas”, explica o delegado-chefe da 26ª DP, Gleyson Mascarenhas.

Ele contava com a colaboração de sua mãe, de 54 anos, que desempenhava papel crucial na ocultação dos lucros obtidos com o tráfico. Além disso, ela gerenciava um sofisticado sistema de câmeras de segurança, instaladas no local, que funcionava para monitorar as atividades dos membros do grupo e vigiar qualquer possível ação policial. As câmeras estavam estrategicamente posicionadas em avenidas que davam acesso ao estabelecimento, servindo para alertar sobre a chegada de forças policiais”, acrescenta o delegado.

Ainda de acordo com o apurado, além da mãe, o líder também contava com o apoio da namorada, de 22 anos, que mantinha uma loja de conserto e venda de celulares, utilizada como fachada para as atividades criminosas e para a venda de produtos adquiridos como pagamento pela comercialização de drogas.

Os outros dois membros do grupo, um homem, de 33 anos, e outro de 25, eram responsáveis pela venda de drogas e fiscalização da distribuição no local. Eles também realizavam o transporte das substâncias ilícitas desde o local de armazenamento até a distribuidora. Entre suas funções, estavam também a cobrança de dívidas de usuários inadimplentes e de “funcionários” que, eventualmente, subtraíam dinheiro ou drogas do grupo.

Nas ações realizadas hoje, os policiais apreenderam drogas, balança de precisão, apetrechos para embalar os entorpecentes.

“Todos os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam de oito a 25 anos de reclusão. As buscas foram realizadas na região administrativa de Samambaia/DF, onde o grupo operava”, finaliza o chefe da 26ª DP, Gleyson Mascarenhas.

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC

PCDF, excelência na investigação!





Source link

FONTE PCDF

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar