quinta-feira, julho 10, 2025

PCDF deflagra a Operação Test Ride: Homem é preso por simular compra de motos e fugir com veículos

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 15ª Delegacia de Polícia de Ceilândia, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Test Ride, com o objetivo de cumprir mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra Felipe Martins Machado, de 24 anos, investigado por uma série de crimes patrimoniais cometidos entre 2023 e 2025.

A investigação identificou que Felipe utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para contatar vítimas que anunciavam motocicletas à venda. Após fingir interesse na compra, ele marcava encontros sob o pretexto de realizar um “test drive”. Durante o suposto teste, o autor fugia com os veículos, em alguns casos utilizando grave ameaça, como ocorreu em maio deste ano, quando disse “perdeu, perdeu” à vítima antes de fugir com a moto. Em outra ocasião, simulou ser um comprador e desapareceu com o veículo enquanto o proprietário distraía-se com a conversa.

A operação foi batizada como Test Ride (teste de condução” ou “volta de teste”) justamente por fazer referência à tática ardilosa usada pelo investigado para ludibriar as vítimas, aproveitando-se da falsa formalidade de um “teste” para executar os roubos e furtos das motocicletas anunciadas.

Durante as investigações, a equipe da da 15ª DP conseguiu reunir diversos elementos de prova contra o autor, incluindo reconhecimentos fotográficos, laudos papiloscópicos positivos e informações telemáticas. Em um dos crimes, ele ainda deixou cair uma bolsa no local da subtração, que foi submetida à perícia, confirmando a presença de suas impressões digitais.

O investigado foi indiciado pelos crimes de roubo majorado (art. 157, §2º-A, I, do Código Penal) e furto qualificado (art. 155, §4º, II, do CP). As penas somadas podem ultrapassar os 18 anos de reclusão, a depender da condenação em cada caso.

O autor foi localizado em sua residência, em Samambaia, tendo os policiais da 15ª DP ainda cumprido mandado de busca no local. Na casa foram localizados e apreendidos capacetes, espelhos retrovisores e aparelhos de telefone celular, bens que podem ter origem ilícita.

Após o cumprimento da prisão, Felipe Martins Machado foi conduzido à carceragem da PCDF, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A 15ª DP segue investigando outros possíveis casos com o mesmo modus operandi, considerando que o investigado possa ter feito novas vítimas ainda não identificadas. Por tal motivo solicitamos aos órgãos de imprensa a divulgação do nome e de sua imagem.


Assessoria de Comunicação

PCDF, excelência na investigação





Source link

FONTE PCDF

Redação
Redaçãohttps://doaltodatorre.com.br
Confira notícias da política do Distrito Federal, Entorno, Brasíl e do mundo.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments