sexta-feira, agosto 29, 2025
PUBLICIDADE

Operação Conatus: Polícia Civil do DF prende autor de tentativa de feminicídio no Guará

A Operação Conatus foi deflagrada pela 4ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal com o objetivo de reprimir crimes violentos contra a mulher na região do Guará-DF. O nome da operação deriva do termo latino conatus, que significa “tentativa” ou “esforço”, escolhido em referência direta ao tipo penal investigado — tentativa de feminicídio — e simbolizando também o esforço contínuo das forças policiais na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

A investigação teve início a partir de fatos ocorridos no dia 05/08/2025, quando o investigado, ao tomar conhecimento de que a vítima havia acionado a Polícia Militar, dirigiu-se até ela proferindo ameaças verbais (“você chamou os vermes”), seguidas de uma brutal agressão física, com diversos golpes desferidos contra sua face. A violência provocou a queda da vítima, resultando em traumatismo craniano, causado pelo impacto da cabeça contra a quina de uma escada, com sangramento intenso no local.

Demonstrando a persistência do animus necandi, o investigado ainda ameaçou a vítima de morte após a agressão, dizendo: “vou colocar fogo nela viva”. A mulher foi socorrida em estado crítico pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e submetida a cirurgia neurológica de emergência no Hospital de Base de Brasília, permanecendo em risco de morte e com possibilidade de sequelas permanentes.

A equipe da Seção de Atendimento à Mulher (SAM) da 4ª DP iniciou diligências investigativas intensas, incluindo monitoramento e apuração de denúncias anônimas, logrando êxito na identificação e qualificação do autor. Após representação da autoridade policial, foi decretada sua prisão preventiva pelo Tribunal do Júri do Guará.

No dia 25/08/2025, após cerca de 20 dias de trabalho investigativo, a equipe da SAM conseguiu localizar e capturar o foragido da Justiça. Ele foi encaminhado à 4ª DP para cumprimento do mandado de prisão e adoção dos demais procedimentos legais cabíveis.

A Operação Conatus reafirma o compromisso da Polícia Civil do Distrito Federal no combate à violência contra a mulher, demonstrando que tentativas de feminicídio serão rigorosamente investigadas, e seus autores, responsabilizados criminalmente — independentemente do tempo necessário para a conclusão das investigações.





Source link

FONTE PCDF

Redação
Redaçãohttps://doaltodatorre.com.br
Confira notícias da política do Distrito Federal, Entorno, Brasíl e do mundo.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments