A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam), esteve presente, nessa terça-feira (26), em duas relevantes ações, do mês Agosto Lilás, para reafirmar seu compromisso com a proteção e o fortalecimento da mulher em diferentes espaços da sociedade.
A diretora da Diam, delegada Karen Langkammer, participou da sessão de debates temáticos no Senado Federal, requerida pela senadora Leila Barros, para discutir as causas do aumento dos casos de feminicídio e apontar soluções no enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero.
No seu pronunciamento, a delegada destacou a importância de incluir o agressor no foco da prevenção, assegurar a punição das primeiras violências, regulamentar a notificação obrigatória pela saúde e investir na capacitação e conscientização no âmbito da educação.
Por fim, a instituição integrou o lançamento do curso Mulher Segura – Prevenção da Violência e o Protocolo Por Todas Elas, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado da Mulher, de Justiça e Cidadania e de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Polícia Civil do Distrito Federal, além da Polícia Militar do Distrito Federal.
A capacitação, na modalidade de ensino a distância (EAD), visa preparar empresários e colaboradores para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, abordando temas como identificação dos diferentes tipos de violência, canais de denúncia, rede de atenção e proteção e a aplicação do protocolo Por Todas Elas.
Essas ações demonstram a presença ativa da Polícia Civil do Distrito Federal em diferentes frentes, reforçando sua atuação firme, integrada e humanizada no enfrentamento à violência de gênero e na construção de uma sociedade mais justa e segura.
Assessoria de Comunicação/DGPC