A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/PCDF), uniu forças com protetores independentes das regiões de Ceilândia e Sobradinho para adquirir e instalar casinhas destinadas a cães e gatos comunitários que vivem no Setor de Indústrias de Ceilândia.
A iniciativa surge em um cenário delicado, recentemente, diversos animais foram mortos no local com o uso de fogo. Há relatos de que, aos finais de semana, um homem em um veículo tem efetuado disparos com uma arma de pressão, popularmente conhecida como chumbinho, contra os animais. A DRCA/PCDF já instaurou investigação para identificar e responsabilizar o autor dos crimes.
Atualmente, mais de 70 cães e alguns gatos vivem na região sob os cuidados de Maria, uma catadora de recicláveis, com o auxílio da protetora Tânia. Mesmo em condições financeiras limitadas, elas, juntamente com o protetor Ildemar, dedicam-se diariamente ao bem-estar desses animais, sem qualquer tipo de apoio estatal, custeando com recursos próprios alimentação, cuidados e abrigo.
Com a chegada do período chuvoso e a ausência de estruturas adequadas para proteção contra o frio e a chuva, a instalação das casinhas representa um importante avanço na garantia de dignidade e segurança aos animais comunitários. A ação no Setor de Indústrias é um desdobramento do projeto-piloto realizado anteriormente no Setor QNR, que teve ampla repercussão e levou ao aumento dos pedidos de apoio para outras áreas de Ceilândia.
A Polícia Civil reforça que investigar e coibir a prática de maus-tratos é um dever legal e moral. A instituição ressalta a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil na promoção do bem-estar animal.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação!