Na última quarta-feira (8), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em parceria com a Polícia Federal (PF) participaram da Operação Nacional de Proteção Integral III, deflagrada em todo o território nacional.
A ação conjunta contou com a participação da Polícia Federal em todas as unidades da federação, e das polícias civis de 16 estados. O objetivo principal da operação foi o combate unificado aos crimes de abuso sexual infantil, com foco especial em delitos cibernéticos, como o armazenamento, compartilhamento, produção e venda de material de abuso infantojuvenil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, art. 240 e seguintes).
No Distrito Federal, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um no bairro Park Sul e outro na região do Sol Nascente. Nesta última, também foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos, técnico em informática, investigado por envolvimento na produção e disseminação de conteúdo de abuso sexual infantil.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos arquivos contendo imagens e vídeos de Child Sexual Abuse Material (CSAM). Parte do material encontrado teria sido produzido e dirigido pelo próprio investigado, por meio de interações online com as vítimas, configurando, além dos demais crimes, estupro virtual. Diante dos elementos colhidos, o investigado também foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de material ilícito.
A Operação Nacional de Proteção Integral III reforça o compromisso da Polícia Civil do Distrito Federal com a proteção integral de crianças e adolescentes, bem como com a repressão qualificada e permanente aos crimes sexuais, especialmente os cometidos no ambiente digital.
Assessoria de Comunicação – ASCOM/PCDF
PCDF, excelência na investigação