Comissão de Transporte vai acompanhar investigação do TCDF sobre obras na Via Estrutural
Nesta quarta-feira (8), durante a sessão plenária da Câmara Legislativa, o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), deputado Max Maciel (PSOL), destacou que o colegiado irá acompanhar as investigações do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) sobre “indícios de irregularidades na concretagem da via Estrutural”. O distrital lembrou que, já em 2023, quando assumiu a CTMU, havia questionamentos envolvendo as obras.
Maciel apontou que a empreitada, “orçada inicialmente em R$ 45 milhões, custou R$ 80 mi aos cofres públicos; e o pavimento – cuja vida útil estimada era de 20 anos – não durou dois anos”. “O que eram fissuras na pista, agora são buracos”, criticou o parlamentar, cobrando “responsabilidade com a coisa pública”. “Vamos seguir fiscalizando e vamos acompanhar o processo investigatório do TCDF”, garantiu.
O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) também lamentou o estado das pistas da via Estrutural, mas ponderou que as obras estão na garantia. “As empresas têm de ser intimadas, urgentemente, para fazerem a manutenção, e sem custo para o Estado”, disse.


