20.5 C
Brasília

PUBLICIDADE
InícioDESTAQUESDeputada Paula Belmonte propõe audiência pública para discutir segurança nas escolas do...

Deputada Paula Belmonte propõe audiência pública para discutir segurança nas escolas do DF

Publicado em

Com aumento de casos de violência, parlamentar quer debater mecanismos de controle de acesso com a comunidade escolar e órgãos público

O avanço da violência nas escolas públicas do Distrito Federal e as medidas para aumentar a segurança para a comunidade escolar estarão em debate na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A proposta de audiência pública, marcada para as 10h desta quarta-feira (16), é da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).

O foco principal das discussões são os mecanismos de controle para acesso às unidades de ensino. Segundo a parlamentar, a iniciativa busca reunir representantes da comunidade escolar, além de órgãos como o Ministério Público e o Batalhão Escolar da Polícia Militar, para discutir formas de tornar o ambiente escolar mais seguro.

Paula Belmonte ressalta que o DF tem enfrentado um crescimento alarmante de casos de violência dentro e nos arredores das escolas, envolvendo tanto estudantes quanto professores e até pessoas estranhas à comunidade escolar. “É essencial proteger o bem maior que é a vida, promovendo uma cultura de paz e segurança dentro das escolas”, afirma a deputada, que tem como foco da atuação parlamentar a educação.

Outras iniciativas

Ela destaca que estados e municípios em todo o país têm adotado tecnologias e protocolos de controle de acesso como medida complementar à segurança, e que o DF também estuda iniciativas semelhantes. Para a deputada, a escuta da sociedade é fundamental neste processo. “Queremos garantir que qualquer medida seja eficaz, mas também respeite o caráter acolhedor do ambiente escolar”, pontuou.

Para a deputada, a gravidade da situação exige medidas imediatas e eficazes que complementem as políticas já existente. “Sabemos que o tema é sensível e precisa ser amplamente debatido. A participação da sociedade e de instituições que atuam nas áreas educacional, cultural e de segurança preventiva é essencial”, defende Paula.

Participações

Estão previstas as participações da chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da Secretaria de Educação, Ana Beatriz Nunes Pereira Goldstein; da chefe do Centro de Políticas de Segurança Pública, tenente-coronel Renata Braz das Neves; da comandante do Batalhão de Policiamento Escolar da PMDF, a major Daniella Sellani Haddad Oliveira Menegaci; da coordenadora Regional de Ensino do Gama, Cássia Maria Marques Nunes; do presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do DF, Gustavo Henrique da Silva Camargo; e da promotora de Educação do Ministério Público do DF e Territórios, Dra. Fernanda da Cunha Moraes.

Serviço
Audiência Pública – Controle de Acesso nas Escolas Públicas do DF
Dia: Quarta-feira (16/04)
Horário: A partir das 10h
Local: Sala de Comissões – Câmara Legislativa do Distrito Federal

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar