A Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol promoveu nos últimos dias um ciclo de reuniões envolvendo diversos órgãos do governo local com o objetivo de alinhar ações e procedimentos que irão nortear as atividades desenvolvidas pelo GDF para mitigar os impactos e eventuais danos causados no período chuvoso que se aproxima. Assim, as tarefas foram divididas com o intuito de promover ações coordenadas, ficando distribuídas dessa forma:
A Defesa Civil, como órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil da população, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, irá ministrar palestras nas escolas para a comunidade, nos dias 16 e 30 de outubro e 11, 20, 25 e 27 de novembro, nos períodos matutino e vespertino, nas unidades de ensino CEF 32 (Pôr do Sol), EC P Norte, EC 40 (P Norte/Sol Nascente), EC Classe JK (Trecho I) e EC 66 e 68 (Trecho 3).
As palestras de conscientização e orientação já fazem parte da rotina da Defesa Civil e serão intensificadas nesse período. O material pedagógico e a abordagem são direcionados especialmente para crianças e adolescentes. Entre os principais temas estão a atenção ao perigo das enxurradas e alagamentos, riscos de descargas elétricas, proteção a menores, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência, entre outros.
Como grande parte do volume de água das chuvas que chega ao Sol Nascente/Pôr do Sol é oriunda de algumas regiões da Ceilândia, caberá a essa Administração promover a limpeza dos bolsões e bocas de lobo na P3 Sul, na via do Hospital Anchieta 5/1, perto da quadra 128; na via P1 Norte e entrequadras e P2 Norte e entrequadras; e QNQ 03 e P Sul.
A Secretaria de Obras tem como missão a abertura de novos pontos de bocas-de-lobo no Sol Nascente; abertura de grelhas para captação de águas pluviais nas quadras 107/108 e 207/208 do Pôr do Sol; e a realização de serviços de captação de águas no Pôr do Sol, em especial na área próxima ao entroncamento da Avenida Elmo Serejo com a DF 459, que liga Ceilândia a Samambaia.
A Administração, em parceria com a NOVACAP, já vem intensificando os serviços de zeladoria, com ênfase na poda de árvores e desobstrução de bocas de lobo. E apoiando o SLU no recolhimento de entulho e inservíveis, além de cooperar com o projeto de abordagem e conscientização da população quanto ao descarte correto de lixo, desenvolvido pelo SLU.
A Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, por sua vez, possui a Unidade de Proteção Social 24 horas, e está preparada para agir em qualquer caso de emergência e calamidade, envolvendo famílias em situação de vulnerabilidade, e age sob convocação da defesa civil, que faz a avaliação inicial dos danos e grau de risco da situação.
Para o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira, “Essa atuação nos moldes de uma força-tarefa, creio que é o melhor caminho para se preparar para a situação mais complexa da cidade, que é o período das chuvas. Por isso estamos agindo de forma antecipada, buscando a prevenção”.