PUBLICIDADE
>

Operação Fake Apple: PCDF prende suspeito de aplicar mais de 80 golpes virtuais

A PCDF, por meio da 35ª DP, deflagrou, nessa terça-feira (30), a Operação Fake Apple na cidade de Brazabrantes/GO. A ação contou com apoio da DOE, Dalop, e Dipo da PCDF e PCGO, e resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem, de 35 anos, suspeito de integrar uma perigosa facção criminosa do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo as investigações, que duraram cerca de seis meses, o suspeito é apontado como autor de mais de 80 estelionatos eletrônicos apenas no Distrito Federal, obtendo mais de R$ 200 mil em vantagens ilícitas. Há indícios de vítimas em outros estados, o que pode elevar significativamente o número de pessoas lesadas e o montante arrecadado pelo esquema.

O golpe consistia em clonar a página de Instagram de uma loja de celulares, situada na Feira dos Importados, no SIA/DF. “O perfil falso, com cerca de 60 mil seguidores, muitos deles fantasmas, superava em número a página oficial da loja, que possuía em torno de 40 mil seguidores. A diferença entre os perfis estava no link da bio, que direcionava as vítimas para um telefone controlado pelo golpista”, explica o delegado-chefe da 35ª DP, Ricardo Viana.

As negociações eram realizadas por meio da rede social ou pelo número fornecido. Durante as tratativas, o suspeito enviava fotos e vídeos falsos de produtos, utilizando elementos visuais que imitavam a loja original. O esquema contava ainda com o uso de “conteiros”, responsáveis por movimentar valores em contas bancárias de laranjas para dificultar o rastreamento.

Cumpridas as formalidades legais, o preso foi recolhido à carceragem da PCDF, onde se encontra-se à disposição da Justiça.

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC

PCDF, excelência na investigação!





Source link

FONTE PCDF

Redação
Redaçãohttps://doaltodatorre.com.br
Confira notícias da política do Distrito Federal, Entorno, Brasíl e do mundo.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments