Nesta quarta-feira (13), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), porintermédio da 5ª DP (Área Central), deflagrou a Operação Gangue do Padê, para desarticular uma rede de tráfico de drogas que atuava em várias regiões administrativas do DF.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em diversas regiões administrativas, incluindo Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Águas Lindas de Goiás.
A operação contou com a participação de mais de 60 policiais, incluindo equipes da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Seção de Operação com Cães (SOC), resultado de aproximadamente dez meses de investigações.
Na ação policial, três indivíduos foram presos em flagrante, sob a acusação de armazenar entorpecentes com intenção de venda. Os policiais aindaapreenderam porções de cocaína e maconha, além de equipamentos utilizados na atividade criminosa: balanças de precisão, celulares e máquinas de cartão de crédito.
Em um dos endereços, foram encontradas várias porções de browie, aparentemente misturados com maconha. A apreensão ocorreu em uma quadra da Asa Norte, próximo ao endereço alvo de uma ação policial, realizada na data de ontem, pelos policiais da 9ª DP (Lago Norte), que resultou na apreensão de “brisadeiros”—que são brigadeiros feitos com maconha.
A investigação revelou que o grupo utilizava plataformas digitais para facilitar o contato com usuários e adotava o pagamento, via PIX, ampliando sua rede de distribuição. Em diálogos interceptados, verificou-se que os suspeitos cadastravam contatos com apelidos e nomes vinculados às substâncias comercializadas, uma tática para despistar investigações e dificultar a identificação de membros.
Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de reclusão.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação