A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 29ª Delegacia de Polícia, deflagrou, nessa quarta-feira (9), 23ª fase da Operação Wohnbereich — termo em alemão que significa “área de convivência” — com o objetivo de combater o tráfico de drogas em espaços públicos no Riacho Fundo I.
A ação ocorreu na Praça do Futebol Sintético, localizada na QS 6, Conjunto 9, Lote 32, área de convivência situada nas proximidades da sede da 29ª DP. Durante diligências realizadas pela Seção de Repressão às Drogas (SRD), os policiais flagraram um homem, de 19 anos, realizando movimentações suspeitas compatíveis com a dinâmica de comercialização de entorpecentes.
Após campana e monitoramento, foi realizada a abordagem do suspeito, sendo encontradas em sua posse porções de substância esverdeada com odor e aparência semelhantes à maconha, devidamente acondicionadas. No mesmo contexto, um segundo indivíduo, um usuário, de 18 anos, que havia recém adquirido a droga do autor também foi abordado portando substância da mesma natureza.
O autor foi autuado em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas, com incidência da causa de aumento prevista no art. 40, inciso III, da Lei nº 11.343/2006, por ter ocorrido nas imediações de espaço público de convivência coletiva. Ele permanece recolhido à carceragem da PCDF, onde se encontra à disposição do Poder Judiciário. Caso condenado, sua pena pode alcançar até 15 anos de reclusão.
A Operação Wohnbereich, em sua 23ª fase, integra estratégia permanente de enfrentamento ao tráfico de drogas em locais públicos frequentados por jovens, famílias e transeuntes, reafirmando o compromisso da Polícia Civil do Distrito Federal com a segurança comunitária e a preservação da ordem pública.
Assessoria de Comunicação/DGPC
PCDF, excelência na investigação!