Mais de 420 mil documentos de identidade já foram emitidos no DF desde novembro de 2023
Na última sexta-feira (17), equipe técnica do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília, a entrega da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao ministro Enrique Ricardo Lewandowisk e ao assessor-executivo do MJ, Manoel Carlos de Almeida Neto.
A cerimônia contou com a presença do delegado-geral adjunto, Benito Tiezzi, do diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Raimundo Cleverlande, e da diretora-adjunta do Instituto de Identificação da PCDF, Vanessa Spagnolo.
No encontro, o ministro Lewandowisk destacou a segurança e a praticidade da nova CIN, que possui QR Code, está vinculada ao CPF do cidadão, o que irá proporcionar mais eficiência aos cadastros administrativos e evitar possíveis fraudes em todo o País. “A CIN representa um avanço significativo para a identificação civil e segurança públical, facilitando a vida dos cidadãos e combatendo a fraude, além de ser gratuita”, afirmou o ministro.
A entrega da CIN ao ministro simboliza a importância da nova identidade nacional e a eficiência na emissão do documento. Desde novembro de 2023, a PCDF já emitiu mais de 420 mil novas carteiras, o que destaca o compromisso da instituição policial com a cidadania e o acesso aos serviços públicos.
É importante ressaltar que, além da emissão da CIN, a PCDF também desenvolve o Programa Identidade Solidária, que visa facilitar o acesso à documentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2024, o programa já emitiu mais de 6,1 mil carteiras de identidade em ações sociais realizadas em todo o Distrito Federal.
O novo documento poderá ser solicitado em qualquer um dos 17 postos de identificação biométrica distribuídos em todo o DF. Mais informações sobre os procedimentos para emissão do novo documento, por meio do site oficial da PCDF: www.pcdf.df.gov.br
Estima-se que, até 2026, o Governo Federal irá emitir pelo menos 130 milhões de documentos, quando será descontinuada a emissão de carteiras de identidade estaduais.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação