A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (DIAM), informa que houve um aumento significativo no número de atendimentos prestados a mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e de crimes contra a dignidade sexual.
Somente no primeiro semestre de 2025, foram realizados 988 atendimentos, número que praticamente iguala o total registrado em todo o ano de 2024, quando foram contabilizados 1.102 atendimentos. O dado demonstra o impacto positivo das parcerias e reafirma o compromisso da PCDF com a escuta qualificada e o atendimento humanizado.
Esse crescimento expressivo é fruto do fortalecimento das parcerias institucionais com entidades comprometidas com a causa, como o Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), Cruz Vermelha Brasileira – Filial Distrito Federal, Única Educacional Ltda (ICESP) e o Instituto Euro Americano de Educação, Ciência e Tecnologia (UNIEURO), que atuam oferecendo atendimento jurídico e psicológico especializado.
Destaca-se a recente adesão da Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil, cuja atuação contribuiu significativamente para o aumento dos atendimentos. A instituição passou a integrar os atendimentos realizados pela DIAM, prestando suporte jurídico, psicológico e, agora também, assistência social às vítimas – um reforço essencial na rede de acolhimento.
Os atendimentos são realizados por meio dos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (NUIAM), criados com a finalidade de oferecer acolhimento multidisciplinar e humanizado às mulheres em situação de violência, facilitando o acesso a diferentes formas de apoio em um só local. O objetivo é promover a superação do ciclo de violência, o fortalecimento da rede de proteção e a autonomia das vítimas.
Atualmente, a PCDF conta com seis núcleos em funcionamento, localizados nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher I (DEAM I – Asa Sul), DEAM II (Ceilândia), 6ª DP (Paranoá), 11ª DP (Núcleo Bandeirante), 29ª DP (Riacho Fundo) e 38ª DP (Vicente Pires). Nessas unidades, as mulheres têm acesso a atendimento psicológico, orientação jurídica e assistência social, de forma integrada e especializada.
Ressalta-se, ainda, que mais duas unidades dos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (NUIAM) estão em processo de instalação e funcionarão nas dependências da 13ª DP (Sobradinho) e da 14ª DP (Gama), ampliando o alcance do atendimento especializado e fortalecendo a rede de proteção às mulheres em situação de violência no Distrito Federal.
A PCDF segue ampliando esforços, parcerias e estrutura para garantir um atendimento cada vez mais eficaz, acolhedor e transformador às mulheres que buscam proteção e justiça.
Assessoria de Comunicação
PCDF, excelência na investigação.