PCDF promove solenidade de inauguração das novas sedes do IML e IPDNA“Reconhecemos o grande trabalho que a nossa polícia científica realiza na cidade.” As palavras foram proferidas pelo governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, durante a solenidade de inauguração das novas sedes dos Institutos de Medicina Legal (IML) e de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), no Complexo da PCDF, ao lado do Parque da Cidade de Brasília.
Durante o pronunciamento, o governador destacou a dedicação da PCDF e o alto índice de resolução de crimes no DF . “Tenho orgulho em dizer que a PCDF é a melhor polícia do Brasil”, ressaltou.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, asseverou que a entrega dos prédios faz jus à corporação. Ele elogiou o desempenho dos Institutos que integram o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, ressaltou a importância da inauguração, o uso da tecnologia e o trabalho científico desempenhado pela instituição. “O trabalho desenvolvido no IML e no IPDNA possibilita respostas científicas para identificar criminosos e promover a Justiça”. Ele destacou que o IPDNA possui tecnologias que conseguem processar amostras de DNA em 90 minutos. “Temos o mais avançado parque tecnológido do Brasil”, disse o delegado. O atendimento dos acidentes de massa, como o ocorrido em Brumadinho, em Minas Gerais, e a identificação de 200 vítimas do acidente da Gol, em 2006, também foram mencionados durante o pronunciamento do delegado. De acordo com o José Werick, o IML produz 50 mil laudos por ano em perícia.
A entrega dos dois prédios, segundo o delegado-geral, representa valorização profissional dos servidores e humanização no acompanhamento. “Temos um atendimento onde há a separação de vítimas, autores e custodiados. Há um ambiente para acolher famílias e cidadãos que são vítimas de crimes”, afirmou o delegado.
Com um investimento de R$ 47,8 milhões, a nova sede do IML, com 12 mil m², se consolida como uma das maiores e mais modernas da América Latina. A estrutura oferece laboratórios de última geração, salas de necropsia modernas, área exclusiva para atendimento a vítimas de crimes sexuais e espaços amplos e confortáveis para todos os serviços.
No IPDNA da PCDF foram investido R$ 505 mil. Esse foi o primeiro Instituto no país a trabalhar com exames de DNA forense nas investigações criminais desde 1996, trazendo esta tecnologia inédita até então para o Brasil. A nova estrutura do IPDNA conta com uma moderna área administrativa e, de forma inédita no Brasil, possui três novos laboratórios de genética forense com tecnologia de ponta para atender às diversas demandas relacionadas às perícias em DNA forense.
Assessoria de Comunicação – Ascom
PCDF, excelência na investigação.