Na tarde do dia 1º de julho, a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 26ª DP e com o apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), deflagrou uma ação de resgate de animais em situação de maus-tratos na região de Samambaia. A operação cumpriu mandado de busca e apreensão e resultou na prisão em flagrante do tutor dos animais.
No local, os policiais constataram a extrema gravidade dos fatos: os animais se encontravam em completo estado de abandono, com sinais evidentes de fome e sem acesso a água ou alimentação adequada. Durante as diligências, a equipe teve acesso a vídeos que registravam comportamento canibalístico, no qual três cadelas atacavam e devoravam o corpo de uma quarta já sem vida — conduta que, segundo vizinhos, decorreu da prolongada privação alimentar.
Os moradores também relataram que os cães haviam atacado e matado o cachorro de outro vizinho, sendo impedidos de devorá-lo apenas pelo portão da residência, que impediu que o levassem para o interior do imóvel.
O profissional responsável pelo atendimento veterinário dos animais, após a ação policial, relatou que, apesar da agressividade momentaneamente observada — consequência do quadro extremo de fome —, os cães apresentam temperamento dócil quando em condições normais de saúde e nutrição. Os cachorros estão na 26ªDP aguardando que sejam abrigados.
Com esta operação, a Polícia Civil do Distrito Federal reafirma seu compromisso inegociável com a proteção animal e a preservação da vida. A iniciativa destaca o empenho institucional no combate aos maus-tratos e reforça o papel da PCDF na aplicação da lei, na responsabilização dos autores e na promoção de uma sociedade mais consciente e justa em relação à causa animal.