segunda-feira, maio 20, 2024

Dia Sem Lixo incentiva o descarte correto de resíduos


O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) promove, na próxima quinta-feira (16), o Dia Sem Lixo – em que não haverá coleta e transporte de resíduos sólidos nem varrição de áreas públicas. É que os profissionais responsáveis pela limpeza urbana das cidades estarão de folga, por causa do Dia do Gari, celebrado na mesma data.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, afirma que, na ocasião, as pessoas não devem sujar a cidade nem depositar o lixo fora de casa. “A ideia é chamar a atenção para a questão da limpeza urbana e para a valorização dos garis, que nunca param para manter o DF limpo e promover saúde para toda a população”, pontua. Os serviços serão retomados normalmente na sexta-feira (17), conforme o planejamento de cada empresa.

A comemoração do Dia do Gari já está garantida. Será no Pavilhão do Parque da Cidade, das 8h às 14h | Foto: Divulgação/SLU-DF

O Dia do Gari foi instituído como ponto facultativo pelo governador Ibaneis Rocha em 2022, exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana. A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976 e, desde então, a categoria luta por reconhecimento e valorização.

“É um momento para refletirmos sobre o impacto do trabalho de limpeza urbana e também para valorizarmos os nossos garis, que são profissionais tão importantes na nossa sociedade. Portanto, no dia 16 de maio, vamos mostrar nosso apoio e respeito por eles, organizando nosso lixo com antecedência e evitando deixar sacos de lixo na rua nesta data. É um pequeno gesto que faz uma grande diferença”, enfatiza o titular do SLU.

Conforme Instrução Normativa do SLU, as atividades dos contratos de coleta seletiva e de triagem realizados por cooperativas também não serão prestadas no dia 16 de maio. O objetivo é impedir o acúmulo de resíduos nas Instalações de Recuperação de Recicláveis, que funcionarão no sábado anterior ao Dia do Gari para manter a normalidade do recebimento e da triagem de resíduos.

O Dia do Gari foi instituído como ponto facultativo pelo governador Ibaneis Rocha em 2022, exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana

No entanto, o ponto facultativo não se aplica aos servidores da autarquia e não afeta o funcionamento das Usinas de Tratamento Mecânico Biológico, da Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), e dos Pontos de Entrega Voluntária, conhecidos como papa-entulhos.

Festa

A comemoração do Dia do Gari já está garantida. Será no Pavilhão do Parque da Cidade, das 8h às 14h. A programação terá lanche especial, música ao vivo, sorteio de prêmios, show de talentos dos garis com premiação, serviços de saúde, entre outras atrações.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)



Source link