PUBLICIDADE

Delegado Geral da PCDF participa do lançamento do Plano de Ação ao Desaparecimento de Pessoas

Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve presente na Solenidade de Entrega Oficial do Plano de Ação Integrada de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas no DF, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do DDF (SSP/DF), por meio da Subsecretaria de Integração de Políticas Públicas de Segurança (SUBISP). O plano apresenta uma perspectiva integrada e humanizada no trato de desaparecimento de pessoas na capital.

O Delegado Geral da PCDF, José Werick, destacou, durante o evento, a atuação conjunta do Departamento de Polícia Técnica (DPT), composta pelo Instituto de Criminalística (IC), Instituto de Identificação (II), Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) e Serviço de Guarda e Custódia de Vestígios Laboratoriais (CGCV). “O nosso protocolo, que foi consolidado em 2023, mas inaugurado em 2022, é um modelo para muitas polícias do país. Ele é baseado em sete pilares: registro imediato do boletim, acolhimento humanizado, coleta detalhada das informações, rastreamento especializado, rastreio técnico, identificação genética e comunicação da localização”, explicou o Delegado. Werick relembrou também que a PCDF é  regida por três princípios no registro do desaparecimento: o princípio da sensibilidade, da celeridade e da rapidez técnica.

O Plano tem como objetivo organizar, de maneira integrada, ações relacionadas ao atendimento, à busca e à identificação de pessoas desaparecidas. A participação plural das instituições contribuiu para a consolidação de uma compreensão conjunta sobre os desafios enfrentados pelas famílias e sobre as possibilidades de aprimoramento da atuação governamental. No Plano é possível consultar o fluxo do procedimento realizado pela PCDF e os outros órgãos e entes nos casos de desaparecimento.

Segundo José Werick devemos “considerar muito mais do que um Plano, mas sim um compromisso coletivo com a dignidade humana, com a busca incessante na construção de uma rede que oferece não só acolhimento especializado, mas sobretudo investigação especializada. Na Polícia Civil nós temos o seguinte lema com relação ao desaparecido: a incompletude gerada pelo desaparecimento de uma pessoa não é só da família, é de toda a sociedade, e a Polícia Civil luta para que isso seja restabelecido e resgatado e essa dor possa ser mitigada”.

Estiveram presentes no evento a Delegada da Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP) Camila Ninive de Bessas Ferreira, O Diretor do DPT Raimundo Cleverlande Alves de Melo, o Diretor do IPDNA Samuel Teixeira Gomes Ferreira. 

O trabalho célere e multidisciplinar da PCDF também ganhou destaque pelo Subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes. “A Polícia Civil trabalha forte e com muita técnica, mas precisávamos avançar com a Política Pública”, destacou o subsecretário.

Acesse aqui o Plano:

https://www.canva.com/design/DAG7CzXULUs/ll5nDiBu72h3BuPaPPLAag/view?utm_content=DAG7CzXULUs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=viewer]

 





Source link

FONTE PCDF

Redação
Redaçãohttps://doaltodatorre.com.br
Confira notícias da política do Distrito Federal, Entorno, Brasíl e do mundo.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments