PUBLICIDADE

Mulheres empreendedoras são homenageadas em solenidade na Câmara Legislativa


Mulheres empreendedoras são homenageadas em solenidade na Câmara Legislativa

Evento marcou criação de Grupo de Trabalho pelo empreendedorismo feminino

Sessão Solene no plenário da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (18), prestou homenagem às mulheres empreendedoras do Distrito Federal. O evento é parte da 3ª Semana Legislativa do Empreendedorismo Feminino, que acontece na Casa entre os dias 17 e 19 deste mês, e é uma iniciativa da procuradora da mulher, deputada Paula Belmonte (Cidadania).

A Semana foi criada pela Lei Distrital 7.603/2024, de autoria da parlamentar. Ela também é autora de uma legislação nacional com o mesmo tema: a Lei Federal 14.667/2023, proposta em 2019, quando Belmonte era deputada federal.

Autonomia

Na solenidade, a parlamentar reforçou a necessidade de mais iniciativas públicas de incentivo ao empreendedorismo entre as mulheres, como linhas de crédito especiais e formação em economia financeira para que o público feminino possa ter mais autonomia.
 

Deputada Paula Belmonte (Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF)

Nós precisamos, sim, fazer políticas intencionais voltadas às mulheres. Precisamos, sim, falar que nós, mulheres, podemos chegar aonde quisermos. Precisamos falar para nossas jovens que elas podem sonhar e empreender”, afirmou.

Para a distrital, o incentivo de uma cultura de empreendedorismo no universo feminino pode ainda auxiliar em uma mudança social, pois, ao conquistarem maior independência financeira, muitas delas ganham forças para se livrar da violência doméstica.

 

Plenário da Câmara Legislativa (Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF)

“Com autonomia financeira, nós tiramos muitas mulheres de lugares de violência. Muitas mulheres não saem do ciclo de violência porque dependem do arroz com feijão que está sendo garantido pelo marido”, ponderou a distrital.

A representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Bernadeth Martins, também classifica o incentivo ao empreendedorismo como uma importante arma contra a violência doméstica. “É através do empreendedorismo e do conhecimento que a mulher sai da violência por conta da independência financeira”, destacou.

Ela afirmou que a Fecomércio tem trabalhado para melhorar o ambiente de negócios para a mulher do DF, incentivando a abertura de novos empreendimentos, promovendo trocas de experiências e incentivando a qualificação da mulher empresária.
 

Janete Vaz (à esquerda) (FOto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF)

Janete Vaz, que falou em nome do Grupo Mulheres do Brasil núcleo Brasília, elogiou as homenageadas e afirmou que o sonho pela liberdade financeira é o que guia muitas mulheres que investem em abrir um negócio.

O que define a mulher empreendedora é resultado e coragem. Aqui é o reconhecimento de uma trajetória construída com muito sonho, muita resiliência e muita paixão”, declarou às participantes da cerimônia.

Já Beatriz Guimarães, do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do DF, traçou um paralelo entre a gestação de Maria, mãe de Jesus, com a necessidade de coragem e resiliência das mulheres que empreendem mesmo em um cenário desfavorável social e economicamente. Ela fez também um alerta sobre necessidade de combater a violência patrimonial, definida pela Lei Maria da Penha como qualquer conduta que subtraia ou destrua bens, instrumentos de trabalho, documentos pessoais ou recursos econômicos da vítima mulher.
 

Beatriz Guimarães (Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF)

 

“Mulheres fortes não competem, elas protegem umas às outras. Obrigada por abrirem caminhos onde antes só havia muro”, declarou ao auditório lotado.

O vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), brigadeiro Joseli Parente fez coro às falas das colegas de mesa e reforçou a necessidade de uma cultura que reconheça o protagonismo feminino. Ele avaliou que o progresso nas pautas em prol das mulheres felizmente tem avançado mais rápido que no passado.

“A valorização da mulher vem sendo um processo, que andou muito lentamente nos séculos passados. Mas estou seguro de que a velocidade dessa evolução, com a comunicação e a tecnologia que temos atualmente, será outra a partir de agora”, declarou.
 

GT pelo empreendedorismo feminino

A solenidade marcou a formalização do Grupo de Trabalho pelo Empreendedorismo Feminino, que vai atuar no âmbito da Frente Parlamentar de Incentivo ao Empreendedorismo, dirigida por Belmonte.

O GT é destinado a promover estudos, propor ações e acompanhar iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, em especial o feminino, do DF. Ele atuará de forma colaborativa, reunindo representantes da sociedade civil, especialistas e instituições parceiras com o objetivo de desenvolver estratégias que impulsionem a inovação e contribuam para o crescimento sustentável do DF.
 

Plenário da Câmara Legislativa (Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF)

“Nós temos o objetivo de aprimorar o observatório feminino, fazer com que mais mulheres sejam sensibilizadas e dar mais oportunidades para que as mulheres empreendam no DF”, frisou Belmonte.

Ao final da cerimônia, mulheres de destaque no empreendedorismo de Brasília receberam moções de louvor. A solenidade pode ser assistida na íntegra pelo YouTube da CLDF.  
 

 



Source link

FONTE CAMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

Redação
Redaçãohttps://doaltodatorre.com.br
Confira notícias da política do Distrito Federal, Entorno, Brasíl e do mundo.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments