Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da 35ª DP (Sobradinho II), realizou a Operação Promessa Fantasma, que resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo, Vicente Pires, Samambaia e Itapoã, no Distrito Federal, bem como em Valparaíso de Goiás/GO.
A operação decorreu de investigação que apurou a prática de fraudes envolvendo contratos de consórcio, nos quais os serviços eram oferecidos às vítimas mediante o pagamento de uma entrada, supostamente destinada a garantir uma contemplação.
Em outros casos, os investigados induziam os clientes a erro ao oferecerem supostos financiamentos. Contudo, sem o devido esclarecimento, as vítimas eram levadas a assinar contratos que, na realidade, tratavam-se de consórcios, em clara divergência com a proposta inicialmente apresentada.
Todas as negociações ocorreram no âmbito da empresa física PRIME CENTER, localizada em Taguatinga/DF, embora os contratos fossem formalizados em nome de outros CNPJs envolvidos.
As ocorrências passaram a ser registradas pelas vítimas a partir do ano de 2024, estendendo-se até o final de 2025. Ao todo, 23 vítimas, em diversas regiões do Distrito Federal, relataram os fatos, tendo tentado, sem êxito, reaver os valores pagos.
Foi identificado que algumas empresas envolvidas sequer tinham registro junto ao Banco Central do Brasil (BACEN).
Após o registro das diversas denúncias, as empresas investigadas encerraram suas atividades. De acordo com os relatos das vítimas, o prejuízo estimado até o momento é de pelo menos R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais).


