Na última sexta-feira (16), o Laboratório de Sistemas de Informações Espaciais — LSIE, da Universidade de Brasília — UnB, realizou visita ao Instituto de Criminalística — IC, unidade orgânica de execução técnico-científica subordinada ao Departamento de Polícia Técnica — DPT, para alinhar a execução de projetos de inteligência artificial. A iniciativa fortalecerá diretamente as atividades periciais da Seção de Crimes contra o Meio Ambiente — SCMA e da Seção de Incêndios e Explosivos — Sinex.
Os projetos serão fomentados por meio de edital vencido pelo Núcleo de Inteligência Artificial — NIA, junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal — FAP-DF, com investimento total de R$ 1 milhão.
A iniciativa contará com coordenação compartilhada, cabendo ao NIA a coordenação técnica das atividades e à SCMA e à Sinex a coordenação de caráter negocial e institucional, garantindo que as soluções desenvolvidas estejam aderentes às demandas operacionais reais das seções. O desenvolvimento ocorrerá em parceria com o LSIE/UnB.
Com a execução do projeto, a expectativa é ampliar a capacidade de análise, triagem e tratamento de dados relacionados às frentes de atuação da SCMA e da Sinex, contribuindo para mais agilidade, maior precisão técnica e melhor suporte às investigações conduzidas pela Polícia Civil do Distrito Federal — PCDF.
A parceria fortalece a cooperação interinstitucional entre a PCDF e a UnB, promovendo inovação, transferência de conhecimento e o aprimoramento contínuo do apoio técnico-científico às atividades periciais.
Mais informações sobre o tema e/ou solicitação de entrevista, produção de imagens e outros, favor encaminhar a demanda via e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Assessoria de Comunicação/DGPC
PCDF, excelência na investigação!


