19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUESTerceira edição do Projeto Reconstruindo Sorrisos atende 600 mulheres em situação de...

Terceira edição do Projeto Reconstruindo Sorrisos atende 600 mulheres em situação de vulnerabilidade

Publicado em


Gerida pela Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social OMNI, a 3ª edição do Reconstruindo Sorrisos chega ao fim nesta sexta (7), no estacionamento em frente à Administração Regional do Arapoanga. O projeto atendeu, entre novembro e fevereiro, moradoras de Sobradinho, Planaltina e Arapoanga.

Das três regiões administrativas, o programa percorreu 12 bairros, inclusive de áreas rurais. As ações realizadas visaram a capacitação profissional e recuperação gratuita do sorriso de mais de 600 mulheres de baixa renda. A maioria delas perderam os dentes em decorrência da violência doméstica.

Todas as mulheres tiveram acesso a até seis tratamentos odontológicos, além de ter acesso a cursos nas áreas de gastronomia, beleza, estética e outras | Fotos: Vinícius de Melo/SMDF

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, falou sobre a importância deste programa que transformou a vida de centenas de mulheres no DF. “Muitas chegaram aqui sem esperança e com a vida destruída por terem sido vítimas de violência doméstica. Esse trabalho transforma histórias, por meio de um sorriso restaurado e da capacitação profissional dessas mulheres. Além de elas receberem atendimento psicológico para superar tantos traumas e voltarem a sorrir”, relatou.

Todas as mulheres tiveram acesso a até seis tratamentos odontológicos, incluindo tartarectomia, profilaxia, polimento coronário, restauração em resina, reconstrução dental com pino de fibra e cirurgias e moldagem para confecção de prótese dentária. Além da reconstrução física, o projeto teve como propósito reconstruir histórias e devolver para essas mulheres os sorrisos perdidos. Visando a autonomia socioeconômica e o desenvolvimento de novas habilidades profissionais, cursos nas áreas de gastronomia ー pães e biscoitos, confeitaria e doces, pizzaiolo e salgados, marmitaria ー, beleza, maquiagem, estética e cursos de vendas também foram oferecidos às participantes.

Ariele Ferreira: “Nós mulheres temos que nos unir e cuidarmos umas das outras, juntas somos mais fortes”

Giselle Ferreira, secretária da Mulher, afirmou que a finalidade do projeto é restaurar a dignidade perdida por meio de tratamentos estéticos reparadores. “A carreta vai até a mulher, que muitas vezes mora longe do centro e não teria como fazer o tratamento. Elas têm acesso ao atendimento odontológico gratuito. Muitas não conseguiam mais sorrir diante de tanto sofrimento. Ver a alegria delas com o novo sorriso não tem preço”, disse.

O projeto mudou a vida de Ariele Ferreira, moradora do Núcleo Rural Sarandi. “Agora posso voltar a sorrir sem vergonha. Receber esse serviço foi maravilhoso e veio aqui, pertinho de casa. Obrigada a todos os participantes. Nós mulheres temos que nos unir e cuidarmos umas das outras, juntas somos mais fortes”, destaca Ariele.

A 4ª edição do Reconstruindo Sorrisos está prevista para este ano e as regiões ainda serão definidas.

*Com informações da SMDF



Source link

FONTE AGENCIA BRASILIA

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar