segunda-feira, maio 20, 2024

Equipe de bombeiros do DF que ajudam no Rio Grande do Sul será renovada


 

Nesta sexta-feira (17), uma nova equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) será deslocada para substituir os 14 militares e dois agentes da Defesa Civil que estão atualmente em operação no Rio Grande do Sul, com trabalhos de resgate desde o dia 5 de maio. A ação segue o protocolo estabelecido para troca de contingentes a cada 15 dias.

A equipe, composta por 15 militares do CBMDF e dois agentes da Defesa Civil, embarcará com destino ao Rio Grande do Sul, mantendo o suporte humanitário na região afetada pelas enchentes. O grupo inclui 14 especialistas em buscas, salvamento aquático e resgate em estruturas colapsadas, além de um bombeiro militar médico e uma bombeira militar enfermeira.

Um amplo protocolo de apoio à saúde mental será implementado para a equipe envolvida nas operações no sul do estado, visando prevenir possíveis impactos negativos. Medidas preventivas semelhantes serão aplicadas para o próximo grupo de militares destinado ao local.

 

No dia da partida, marcada às 9h no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), haverá uma demonstração pública sobre a operação de resgate de um cavalo do terceiro andar, utilizando nós e amarrações para simular o resgate realizado em 14 de maio no Rio Grande do Sul.

Brasília pelo Sul

O Comitê de Emergência Brasília pelo Sul foi instituído pelo governador Ibaneis Rocha no dia 7 deste mês, com o objetivo de arrecadar doações destinadas às vítimas das enchentes que desde abril atingem o Rio Grande do Sul. O comitê é composto por 22 órgãos e diversas entidades da sociedade civil organizada, sendo coordenado pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Gabinete do Governador e com ações lideradas pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha.

Segundo o comitê, os itens mais necessários no momento são água potável, alimentos não perecíveis, leite em pó, mamadeiras e bicos, fraldas infantis e geriátricas, absorventes e roupas íntimas, material de higiene pessoal e limpeza, calçados, roupas de cama, toalhas de banho e cobertores, colchões e rações para animais.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Distrito Federal atua, desde a madrugada da última terça-feira (14), em conjunto com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, nas ações de apoio à população atingida pelas enchentes no estado gaúcho. Ao todo, são 30 policiais militares de diversas unidades especializadas, entre elas, integrantes do Batalhão Ambiental, Policiamento com Cães, Operações Especiais e Grupo Tático. 

Os policiais do DF estão desenvolvendo ações de policiamento, principalmente nos abrigos, e patrulhamento noturno para coibir saques e demais crimes. Diversas regiões de Porto Alegre e outros municípios gaúchos permanecem alagadas, o que obriga a realização de trabalhos em lanchas especiais, que foram transferidas do Distrito Federal – a missão também enviou nove viaturas, um helicóptero e dois cães treinados para as operações de resgate e guarda.





Source link