quarta-feira, julho 17, 2024

Farmacêuticos da rede pública do DF compartilham experiências em jornada


A comissão organizadora da I Jornada de Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico (JFACC) da Secretaria de Saúde (SES-DF) convida farmacêuticos da rede pública a relatar experiências bem-sucedidas. Elas serão divulgadas no evento, previsto para ser realizado entre os dias 7 e 9 de agosto, no auditório do Conselho Federal de Farmácia (SHIS QI 15 Lote L, Lago Sul).

Com o tema O percurso do paciente e a sistematização de práticas no ambiente hospitalar, a edição pretende promover o fortalecimento e o aprimoramento da farmácia clínica. O encontro busca, ainda, fomentar a pesquisa e a disseminação de conhecimentos científicos entre os profissionais das unidades da SES-DF e das instituições conveniadas.

Em três dias de atividades, a JFACC pretende fortalecer e aprimorar a farmácia clínica da rede pública | Foto: Breno Esaki/ Arquivo/ Agência Saúde-DF

Cada participante poderá submeter até três resumos de relatos de experiências, seja na condição de autor, seja na de coautor. A inscrição poderá ser feita de 8 de maio a 2 de junho no site oficial da JFACC. O conteúdo deve estar alinhado com algum dos seis eixos temáticos e com as diretrizes descritas no Edital para Submissão de Relatos de Experiências.

Os resumos que obtiverem altas avaliações serão selecionados para apresentação oral na jornada. Os três melhores trabalhos serão premiados e divulgados no dia 8 de agosto, durante a programação da JFACC. “A intenção é promover o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes sobre práticas inovadoras, a fim de aprimorar a farmácia clínica da rede de saúde do DF como um todo, para além do âmbito da SES-DF”, afirma a gerente de Assistência Farmacêutica Especializada (Gafae), Julia Dantas.

A jornada

Os relatos de experiência representam parte fundamental da programação da JFACC. O evento terá dois dias organizados em torno de sete mesas temáticas, com palestras ministradas por profissionais convidados e relatos de experiências selecionados.

O terceiro dia de atividades é exclusivo a farmacêuticos lotados nos Núcleos de Farmácia Clínica da SES-DF, em que serão apresentadas, por meio de oficina em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), propostas para a elaboração de documentos norteadores, indicadores e protocolos de atuação.

Os participantes interessados na oficina poderão se inscrever por meio do site oficial de 8 de maio até 7 de agosto, a depender da disponibilidade de vagas. Haverá certificação emitida pelo Conselho Regional de Farmácia do DF.

*Com informações da Secretaria de Saúde



Source link