terça-feira, julho 16, 2024

GDF destina mais de R$ 13,5 milhões para melhorar infraestrutura de unidades de saúde


Apenas neste ano, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), já destinou mais de R$ 13,5 milhões do Fundo de Saúde do Distrito Federal à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O principal objetivo é melhorar a infraestrutura de atendimento à população. O valor irá permitir a execução de serviços como manutenção de elevadores e de sistemas de refrigeração, consertos de componentes e rotinas de prevenção contra danos, além da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Brazlândia.

O Hospital Materno Infantil de Brasília é uma das unidades beneficiadas pela parceria entre Secretaria de Saúde e Novacap | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Para a secretária da pasta, Lucilene Florêncio, as medidas valorizam e aprimoram os serviços prestados pela rede pública. Segundo a gestora, a pasta está comprometida em fornecer condições adequadas de trabalho aos servidores, reconhecendo sua dedicação e importância para o sistema de saúde do DF. “Esses recursos permitem que os profissionais desempenhem suas funções com eficiência e conforto, refletindo em melhorias no que é ofertado à população.”

O que será feito

Novacap trabalha na ampliação do Hospital Regional de Planaltina | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

As principais ações previstas para 2024 se concentram nos hospitais regionais da rede pública e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). O diretor-executivo do Fundo de Saúde do DF, Cleber Fernandes, ressalta que a SES-DF planeja ampliar a descentralização de recursos à Novacap. “Há outros serviços previstos que irão abranger mais unidades de saúde”, explica.

O subsecretário de Infraestrutura em Saúde da SES-DF, Leonidio Pinto Neto, acredita que a descentralização de recursos é fundamental. “A Novacap dispõe de profissionais especializados para dar encaminhamento adequado a esses projetos”, assegura.

A companhia já atua em outros projetos da SES-DF, iniciados em anos anteriores, como a ampliação do Hospital Regional de Planaltina (HRPl), a construção de um novo estacionamento no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e a reforma da Unidade de Cuidados Neonatais do Hmib. Estão licitados, também, os novos hospitais a serem construídos no Recanto das Emas e no Guará, além de quatro unidades básicas de saúde (UBSs) no Gama, Santa Maria e Brazlândia.

A pasta de Saúde conta ainda com contratos de manutenção predial para garantir reparos e adequações em 297 unidades, entre UBSs, hospitais, policlínicas, laboratórios e centros de atenção psicossocial, entre outras. Ao todo, a SES-DF administra cerca de 440 mil metros quadrados de área construída em toda a capital federal.

*Com informações da SES-DF

 



Source link