quinta-feira, novembro 14, 2024

Laboratório busca inovações na gestão administrativa


A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) começou a pôr em prática o Laboratório de Inovação em Gestão Administrativa (LabGes-DF). Ele tem como objetivo a colaboração mútua entre as diversas áreas de governo para desenvolver soluções inovadoras que aprimorem os processos administrativos, incentivando práticas mais ágeis e eficientes na gestão.

“Esse é um marco na inovação dentro da administração pública distrital, pois oferece um espaço seguro e colaborativo para se experimentar novas soluções”, afirmou o secretário-executivo de Gestão Administrativa da Seec-DF e coordenador da iniciativa, Ângelo Roncalli.

O LabGes-DF foi instituído pela Portaria nº 685, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), e foi criado para ser um espaço de articulação entre servidores e setores da SECC, promovendo a eficiência e a inovação nas atividades administrativas.

O LabGes-DF foi instituído pela Portaria nº 685, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) | Fotos: Divulgação/Seec-DF

O laboratório não se restringe a um ambiente físico, mas opera como uma rede de colaboração que conecta pessoas e ideias para enfrentar desafios das áreas-meio do governo. O LabGes-DF foi desenvolvido pelos servidores da Secretaria-Executiva de Gestão Administrativa (Segea/Seec), que participaram do programa de aceleração de laboratórios de inovação. Esse programa é executado pelo Laboratório da UnB de Inovação em Governo (LineGov) e aplica metodologias como o design thinking para a criação de soluções criativas, que possam gerar impacto positivo na gestão pública.

A reunião inicial do grupo, na Escola de Governo (Egov), na quarta-feira (24), contou com a participação das equipes da Segea; da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação (Ugpel); da Subsecretaria de Administração da Folha de Pagamento (Suafp); da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde), da Ouvidoria; da Secretaria Executiva de Administração e Logística (Sealog); da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep); do Escritório de Projetos Institucionais e Inovação (ESPII); da Escola de Governo (Egov); e da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Na reunião de lançamento, foi trabalhada a integração dos membros do laboratório, além de discutida uma mudança de cultura para a promoção da inovação na secretaria. Também foram apresentados elementos estruturais necessários para a operacionalização do laboratório.

Na reunião de lançamento, foi trabalhada a integração dos membros do laboratório, além de discutida uma mudança de cultura para a promoção da inovação na secretaria

Nas próximas reuniões, serão discutidos o regimento interno do laboratório, a carta de serviços e as metodologias a serem utilizadas no trabalho. “Buscamos uma inovação ampla e estratégica, com foco na cocriação e no aproveitamento do conhecimento dos servidores”, destacou Roncalli.

Objetivos e diretrizes – As atividades do LabGes-DF acontecem em espaços compartilhados da Seec, como salas de reunião e áreas voltadas para inovação, além de encontros online. Entre os principais objetivos, estão a melhoria na qualidade dos serviços, a valorização dos servidores, o incentivo a uma cultura de inovação e a simplificação dos processos administrativos.

O laboratório também trabalhará para promover o uso de linguagem simples, fortalecer a capacidade de resolução de desafios públicos e aumentar a eficácia das áreas finalísticas na entrega de serviços e políticas públicas.

Com o LabGes-DF, o GDF busca modernizar a gestão pública e consolidar uma administração mais inovadora, eficiente e orientada para resultados. Com isso, valoriza o papel dos servidores como agentes de transformação, ao aprimorar a área-meio. Além de impactar – beneficiando indiretamente os cidadãos – na execução finalística das políticas públicas. Por fim, o LabGes-DF tem como prioridade abordar os desafios enfrentados pelos projetos estratégicos da Secretaria.

Segundo a servidora do Escritório de Projetos Institucionais e Inovação (ESPII) da SEEC/DF, Elaine Corradini Belém, a iniciativa é relevante por criar um ambiente favorável, diferenciado e até mais descontraído de interagir entre os servidores, na busca de soluções para os desafios do dia a dia na gestão pública. “É um espaço para criar, testar e experienciar alternativas e instrumentos novos de gestão, que frutifique em iniciativas inovadoras importantes para questões que se colocam diante da nossa realidade do serviço público”, diz ela.

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)



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FONTE AGENCIA BRASILIA