segunda-feira, maio 27, 2024

Operação Bouganville: PCDF combate dano ambiental e parcelamento irregular do solo em Sobradinho

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema), subordinada à Cepema, deflagrou a Operação Bouganville com o objetivo de combater o dano ambiental e o parcelamento irregular do solo na região de Sobradinho/DF. A ação teve como foco o condomínio Mansões Bouganville, localizado na área rural da região.

Durante a operação, os agentes flagraram três tratores e dois caminhões realizando obras no interior do condomínio, sem a devida autorização dos órgãos ambientais. Além disso, foi constatado que o condomínio está localizado em uma área de propriedade da Terracap, sem autorização para ocupação ou exploração.

“A área em que as obras irregulares estavam sendo realizadas está inserida na área de proteção ambiental do São Bartolomeu e, mais especificamente, em área de preservação permanente, onde existem diversos olhos-d’água”, explica o delegado-chefe da Dema, Douglas Fernandes.

Diante da situação, três homens, de 43,44 e 47 anos, foram presos em flagrante por crimes ambientais e contra a ordem urbanística. Eles foram encaminhados à sede da Dema, situada no prédio do Departamento de Polícia Especializada (DPE), em Brasília, para os procedimentos legais cabíveis.

A Operação Bouganville demonstra o compromisso da Dema/Cepema em combater o parcelamento irregular do solo e o dano ambiental no Distrito Federal. A delegacia reforça a importância da preservação do meio ambiente e da ocupação ordenada do solo, e alerta que os responsáveis por crimes dessa natureza serão responsabilizados.

A PCDF disponibiliza canal de denúncia no site oficial (pcdf.df.gov.br) e o Disque-Denúncia (197).

Assessoria de Comunicação/DGPC

PCDF, excelência na investigação!





Source link