quarta-feira, julho 17, 2024

PCDF promove ação de saúde e bem-estar aos policiais civis do Decor


A Polícia Civil do DF, por meio da Seção de Saúde Ocupacional da Policlínica realizou, recentemente, a abertura do Programa de Avaliação da Saúde do Servidor (PASS). A ação visou, nessa nova etapa, compartilhar informações relevantes sobre saúde, bem-estar e prevenção de doenças aos investigadores que atuam no Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor).

O objetivo do PASS é realizar avaliações individuais para verificar qualquer diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida, bem-estar e saúde do servidor policial, além de   orientações educativas que ajudem os profissionais a ter uma vida mais saudável.

A abertura do programa no Decor contou com a presença do diretor do departamento, delegado Leonardo de Castro, da médica-legista e diretora da Policlínica da PCDF Zildinai França de Oliveira e da perita médica-legista, Fernanda Weiler, que ministrou uma palestra sobre os fatores de risco cardiovascular, conscientizando os servidores sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.

A palestra abordou os diferentes tipos de fatores de risco cardiovascular, dividindo-os em modificáveis e não modificáveis. Entre os fatores de risco modificáveis, destacam-se: hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo, diabetes, obesidade, sobrepeso, inatividade física, estresse crônico e consumo excessivo de álcool. Já os fatores de risco não modificáveis incluem: idade, pois o risco de doenças cardiovasculares aumenta com o envelhecimento; sexo, considerando que os homens têm maior risco em comparação com as mulheres, especialmente antes da menopausa; e histórico familiar de doenças cardiovasculares em pacientes de primeiro grau, que já tiveram doenças cardiovasculares, o que aumenta o risco de a pessoa ser afetada.

O PASS, além de oferecer ações de saúde e bem-estar, principalmente preventivos e educativos, encaminha, quando necessário, o servidor policial para avaliação e acompanhamento in locu na unidade de atendimento, localizada na Asa Sul de Brasília.

A PCDF, por meio da Policlínica e do PASS, demonstra seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus servidores. Ações como essa visam prevenir doenças, promover a qualidade de vida e garantir que os policiais possam desempenhar suas funções com excelência.

Assessoria de Comunicação/DGPC

PCDF, excelência na investigação!





Source link