sexta-feira, setembro 12, 2025
PUBLICIDADE

Nos bastidores da cultura: websérie mostra como Brasília virou palco dos grandes eventos do país

Produtores e gestores da cena cultural de Brasília ganham registro inédito de suas atividades. Lançada em fevereiro, a websérie “Brasília é um Evento” conta com três episódios que revelam os bastidores de festivais responsáveis por consolidar a capital no circuito nacional da cultura e do entretenimento. O projeto foi financiado com recursos de emendas parlamentares dos deputados Rogério Morro da Cruz e Thiago Manzoni.

Os episódios percorrem toda a engrenagem da realização de eventos, do planejamento à logística, passando por cenografia, gastronomia e interação com o público. Também reúnem depoimentos de importantes nomes do setor, como Bruno Sartório (Grupo R2), Bernardo Bessa (Arena BRB Mané Garrincha), Chicco Aquino (Makossa & Tônica), Alex Carvalho (Anticlube) e André Noblat (CoMA).

Disponível no canal da produtora no YouTube, a série apresenta um retrato do trabalho que movimenta a economia criativa do Distrito Federal. Inclusive, estudo recente coordenado pela Universidade Católica de Brasília estima que o segmento representa 3,5% do PIB local, que corresponde a mais de R$ 9 bilhões, além de mapear mais de 90 mil agentes criativos atuando no território. Grande parte desse resultado vem justamente das atividades culturais e de entretenimento, que atraem público, geram empregos e ativam cadeias de serviços como alimentação, hospedagem e transporte.

Outro levantamento, realizado pela Codeplan, apontou a existência de 40.715 empregos formais ligados à economia criativa no DF (3,97% dos vínculos), indicador que dimensiona a relevância do setor no mercado de trabalho distrital.

Os episódios da websérie

Episódio 1 (29/01) — Bruno Sartório (Grupo R2) e Bernardo Bessa (Arena BRB):

Episódio 2 (31/01) — Alex Carvalho (Anticlube) e Chicco Aquino (Makossa & Tônica):

Episódio 3 (01/02) — André Noblat (CoMA):

A força do trabalho

“Apoiar Brasília é um Evento significa reconhecer que cada festival, show ou encontro criativo mobiliza profissionais, fortalece pequenos negócios, atrai visitantes e gera renda — em uma cadeia que vai do palco às cozinhas, do som à hotelaria. Por isso seguimos destinando emendas a iniciativas que qualificam o setor, ampliam o acesso do público e consolidam Brasília como cidade produtora de cultura, entretenimento e desenvolvimento econômico e social. Até agora, cerca de 63 mil pessoas já assistiram aos três episódios, um número fantástico”, destacou o deputado Rogério Morro da Cruz.

A iniciativa integra os cerca de R$ 80 milhões em emendas já destinados pelo parlamentar ao longo do mandato em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, obras de infraestrutura, regularização fundiária, acesso à justiça, esporte e lazer, pavimentação e conservação de rodovias, iluminação pública, turismo, ciência e tecnologia, justiça e cidadania, meio ambiente, desenvolvimento rural, assistência social, segurança pública e viária, limpeza urbana, entre outras.

Segundo Rogério Morro da Cruz, seu lema é “trabalhar, trabalhar e trabalhar”. Ele ressalta que as críticas recebidas ao longo da sua trajetória fazem parte do jogo político, sendo, em sua maioria, feitas por “fake líderes” que pouco ou nada contribuem para o progresso do Distrito Federal, em especial de sua amada São Sebastião.

Redação
Redaçãohttps://doaltodatorre.com.br
Confira notícias da política do Distrito Federal, Entorno, Brasíl e do mundo.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments