20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDISTRITO FEDERALPentecostes terá vacinação e atendimento para a população

Pentecostes terá vacinação e atendimento para a população

Publicado em


A equipe da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) marca presença na celebração de Pentecostes, que começou nesta sexta-feira (17) e segue até o próximo domingo (19) no Taguaparque, com público estimado em 50 mil pessoas por dia. Em uma tenda montada já próxima à Região Administrativa de Vicente Pires é possível se vacinar contra gripe (influenza) na sexta (17) e no sábado (18), das 13h às 22h, e no domingo (19), das 13h às 21h. Os profissionais também estão preparados para agir diante de qualquer necessidade de atendimento.

Fátima Pinheiro, 47 anos, aproveitou para chegar cedo no evento e já garantiu a vacina contra a gripe | Fotos: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

“A expectativa é de um evento tranquilo, como em todos os anos. Porém, temos casos de pessoas que passam mal, sofrem quedas ou são vítimas da insolação ou desidratação”, afirmou a coordenadora da rede de urgências e emergências, Thaís Braga. A presença de um número significativo de idosos também é foco de atenção, sobretudo aqueles que têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Para enfrentar qualquer tipo de ocorrência, o espaço conta com quatro macas, sendo uma móvel, além de equipamentos, medicamentos e insumos necessários para atendimentos iniciais. A equipe é formada por três médicos, três enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Se necessário, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), que tem estrutura no local, estão preparados para fazer remoções ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), localizado nas proximidades.

Quatro mil doses de vacinas contra gripe (influenza) foram preparadas para aplicação ao longo dos três dias da celebração religiosa

Vacinação

A equipe de oito servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga conta com seis aplicadores e com quatro mil doses do imunizante contra a gripe (influenza).

A vacina é indicada para bebês a partir dos seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A orientação é levar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. No caso de crianças e adolescentes, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou responsáveis e portar a caderneta. “Quem chegar aqui querendo vacinar, nós vamos vacinar”, convida Valda Carneiro, chefe substituta da UBS 5 de Taguatinga.

Uma das primeiras foi a aposentada Fátima Pinheiro, 47. Ela chegou cedo e já aproveitou para garantir a proteção. “No ano passado eu me vacinei aqui e nesse ano vou de novo”, conta.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)



Source link

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar